• Radar Roos
  • Posts
  • Qual a função do profissional de compliance?

Qual a função do profissional de compliance?

Essa pergunta simples pode ser respondida de duas formas: a forma técnica e a não técnica. A resposta técnica é padrão e bastante simples: gerenciar e operacionalizar o Programa de Compliance de uma empresa.

Executar o programa de compliance significa garantir que todos os componentes necessários (pilares) do programa sejam devidamente projetados, que tenham recursos suficientes, que sejam parte das operações de rotina da empresa, que tenham uma supervisão adequada, que contem com o apoio da alta administração e que sejam compreendidos por toda a empresa.

Não é função do profissional de compliance ser o único responsável pelo cumprimento de todas as leis e regulamentações aplicáveis, pois esta é uma responsabilidade compartilhada com todos os funcionários da empresa, em todos os níveis. Nenhum profissional de compliance consegue assegurar que todos sigam as regras pois esta é uma decisão de foro pessoal de cada funcionário da empresa e nenhuma política, nenhum controle interno e nenhum sistema, por si só é capaz de mudar este fato.

Ser considerado um bom responsável pela conformidade dentro da empresa requer mais do que apenas garantir que um conjunto de processos de negócio está em execução, pois isso pode ser feito por qualquer pessoa com conhecimentos básicos em metodologias de processos de negócio. É necessário um nível de comprometimento pessoal de fazer a coisa certa o tempo todo, é preciso cultivar um alto grau de empatia pelas pessoas, é fundamental ser livre de preconceitos para com os outros, aprender a aceitar que algumas pequenas batalhas podem ser perdidas para que se possa vencer a guerra e, acima de tudo, é preciso compreender que a dualidade ‘bem x mal’ será sempre parte da natureza humana.

Um bom profissional de compliance planeja e age para mudanças a longo prazo e não apenas para “ticar” tarefas concluídas de curto prazo. É necessário, também, saber colaborar com todos os outros departamentos da empresa, buscando a integração e buscando evitar os “silos organizacionais”. O profissional de compliance pode e deve sempre procurar maneiras mais simples, mais baratas e melhores de fazer as coisas. Agora mais do que nunca, a sustentabilidade deve estar no radar.

O bom profissional de compliance deve buscar construir uma relação de confiança com toda a equipe, pois os indivíduos que formam a força de trabalho precisam saber que podem se reportar ao compliance officer sempre que surgirem conflitos ou dificuldades. Terá cumprido com maestria o seu papel quando todos e cada um dos colaboradores de uma empresa se sentirem profissionais de compliance, zelando para que as diretrizes organizacionais sejam cumpridas.