• Radar Roos
  • Posts
  • A filosofia Givers Gain e a importância do networking para o desenvolvimento profissional

A filosofia Givers Gain e a importância do networking para o desenvolvimento profissional

Estar na ambiência certa é fundamental para os negócios porque o ambiente em que o profissional se insere influencia diretamente suas oportunidades, decisões, conexões e até o ritmo de crescimento. No contexto empresarial, a ambiência é composta por fatores como cultura,  acesso a informações, recursos e o tipo de pessoas com quem você se conecta (Networking).


A palavra Network deriva dos termos de língua inglesa "net" (rede) e "work" (trabalho ou obra). Originalmente, "network" era usado no século XVI para descrever uma malha ou rede física, como teias de aranha ou redes feitas por mãos humanas. No século XIX, o termo evoluiu para representar conexões de sistemas, como redes ferroviárias e, mais tarde, redes de comunicação.

O  sufixo -ing  transforma a palavra "network" em um verbo gerúndio, indicando uma ação ou processo contínuo. É o processo de criar, desenvolver e manter relações com o objetivo de trocar informações, oportunidades e recursos, especialmente no ambiente profissional.

O Networking é uma ferramenta essencial para cultivar uma rede de contatos, possibilitando a construção de relacionamentos com pessoas do no entorno. É uma excelente forma de alcançar objetivos, adquirir conhecimentos e novas experiências, além de aumentar a visibilidade e as oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Ivan Misner teve o sonho de criar um modelo de rede estruturado quando fundou o Business Network International, em 1985. Desde o início, seu objetivo foi reunir empresários regularmente para que pudessem ajudar uns aos outros a expandir seus negócios. O BNI é hoje a maior rede de networking profissional do mundo, presente em 77 países.

O lema do BNI em todo o mundo é: "Quem dá ganha", ou "Primeiro dar, para então receber". A filosofia Givers Gain, como é oficialmente chamada, vem há anos mudando a forma como o mundo faz negócios. O significativo sucesso internacional do BNI revela duas coisas importantes:

  1. O networking é uma habilidade e prática profissional essencial; e

  2. Colocar os outros em primeiro lugar é algo poderoso.

A filosofia se baseia em princípios fundamentais de reciprocidade, colaboração e construção de relacionamentos de confiança. A ideia central é que, ao ajudar os outros sem esperar algo em troca de imediato, cria-se um ambiente de confiança. Essa generosidade genuína atrai pessoas dispostas a retribuir e facilita conexões de alta qualidade. Em um grupo onde todos contribuem proativamente, o benefício coletivo se multiplica.

No BNI, o networking não é transacional, mas relacional. O conceito de Givers Gain incentiva os profissionais a focarem no fortalecimento de conexões genuínas e de longo prazo, o que resulta em parcerias sólidas, referências consistentes e crescimento mútuo. Quando alguém ajuda outro membro do grupo  – seja por meio de uma indicação, uma oportunidade de negócio ou compartilhamento de conhecimento – gera um impulso natural de retribuir. Essa dinâmica de "dar e receber" promove colaboração e crescimento sustentável para todos os envolvidos.

Um aspecto importante de lembrar sobre o networking é que cada profissional tem sua própria rede de contatos. A estimativa média é que cada pessoa possua cerca de 300 contatos em sua rede. Quando profissionais se conectam por meio de relações sólidas,  ativam redes inteiras de conexões que estão “por trás” de um membro, aumentando exponencialmente o impacto de suas conexões e ações.

O Givers Gain reforça a ideia de que há oportunidades suficientes para todos. Essa mentalidade de abundância combate o medo da escassez, incentivando os integrantes a compartilharem recursos, ideias e referências sem hesitação.

Os valores do BNI não apenas fortalecem as conexões profissionais, mas também promovem o desenvolvimento de habilidades e valores que vão além do mundo corporativo. Por meio da metodologia do BNI, os profissionais desenvolvem competências como comunicação, empatia e liderança, além de se tornarem pessoas mais generosas e colaborativas.

Grandes amizades e parcerias surgem nesse ambiente, proporcionando suporte emocional, aconselhamento e senso de comunidade. As apresentações semanais e as conversas frequentes melhoram significativamente a clareza na comunicação, e a escuta ativa (empatia). Essas habilidades são valiosas em qualquer aspecto da vida, seja em interações familiares, com amigos ou em outros contextos sociais.

O BNI também desafia seus membros a saírem de suas zonas de conforto – seja ao falar em público, liderar um grupo ou aprender a pedir ajuda. Essa constância em superar desafios, com o apoio dos demais, fortalece a autoconfiança e gera uma sensação de realização pessoal, inclusive fora do ambiente de negócios.

Por fim, a diversidade de membros no BNI possibilita a interação com profissionais de diferentes setores e culturas. Essa vivência amplia a visão de mundo, ajudando a desenvolver a reciprocidade emocional e a lidar com diversas situações, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

O impacto do Networking  Estruturado vai muito além do crescimento profissional. Ele promove uma transformação que engloba tanto habilidades práticas quanto valores pessoais, criando um equilíbrio entre o sucesso nos negócios e uma vida pessoal mais rica e significativa.